Em tempos de quarentena, os cuidados com o melasma não podem parar. As manchas são persistentes e podem ser alimentadas também pela luz visível, aquela que emana de celulares, tablets, lâmpadas e demais aparelhos eletrônicos.⠀
⠀ Por isso, mesmo em casa, é fundamental usar o protetor solar e, de preferência, com cor, que forma uma barreira física contra as luzes. Você estará protegida se as manchas estiverem escondidas por baixo do protetor.
⠀ Quanto ao tratamento do melasma, estamos sempre evoluindo. Estudos atuais mostram que não só as células que produzem os pigmentos (melanócitos) estão envolvidas no desenvolvimento do melasma. Há, também, a participação de vasos sanguíneos e outras células, como queratinócitos, fibroblastos (que produzem colágeno) e mastócitos. Estas descobertas embasam o tratamento do fotoenvelhecimento com foco no Melasma.
⠀ Além do protetor, use corretamente os produtos indicados pela sua dermatologista e fique longe da exposição direta ao sol, de ambientes abafados, da quentura do forno e até do ferro quente.
⠀ Com persistência e o tratamento certo, você vai conseguir controlar o melasma.⠀